Em geral é feito de um material que resista bem ao calor, seja flexível e tenha uma boa porosidade. A mistura usada traz diferentes proporções de argila, pelos de cabra e estrume de cavalo.
O bronze liquefeito, fundido a uma temperatura de 1200 graus é derramado no molde. A proporção ideal para a liga do bronze é de 78% cobre e 22% estanho.
A segunda etapa consiste em untar o molde com gordura de vaca e posicionar os frisos e decorações, previamente feitos com cera.
O toque dos sinos há três séculos marca a vida de cidades brasileiras, com uma cadência ritmada que traz em si influências religiosas europeias e também de raízes negras.
Em um período em que toneladas de ouro eram embarcadas para Portugal, a mão escrava estraía da terra os metais e dava novos toques à tradição católica do Velho Continente. Um batuque que só existe nos sinos do Brasil.
O resultado disso pode ser ouvido nos sinos das igrejas brasileiras, que ecoam até hoje, e também na voz dos sineiros, que dão continuidade a esse patrimônio imaterial da cultura brasileira.
A partir de Minas Gerais, apenas durante o século XVIII, cerca de 800 toneladas de ouro
Nos rios, peneirando ouro de aluvião, ou escavando a terra à procura de veios, estava uma recém-instalada população de um milhão de pessoas. Dentre elas, uma grande quantidade de escravos. Apenas 3% da força de trabalho então era livre.
Se o ciclo do ouro há muito se esgotou, hoje é o ferro que movimenta a economia de muitas cidades mineiras. São mais de 160 milhões de toneladas por ano para comprovar essa história.
A técnica de fundição de um sino pouco se alterou desde o século VII. A receita centenária do bronze ideal para uma melhor sonoridade também não. Conheça o processo de construção de um sino.
Deixa-se então o bronze resfriar. Esse período pode durar até 5 dias. Depois disso, raspa-se ou quebra-se o molde e é feito o polimento do bronze.
O sino é composto basicamente de quatro partes
É a parte que faz a junção entre o corpo do sino propriamente dito e o eixo, onde ele é preso.
É a grande peça de bronze em formato obcônico que faz o som reverberar. A relação de tamanho entre altura, largura e tamanho da boca dá a afinação ao sino.
É o elemento percussivo, uma haste de metal que bate nas paredes do sino gerando o som. Em geral é preso com sisal ou tiras de couro.
Estrutura de madeira à qual a coroa se prende. Essa parte pode ter um exerto de chumbo, para a função de contrapeso quando o sino é dobrado.
Cada sino é diferente do outro. As proporções de metais usados, seu tamanho e largura fazem com que cada campana vibre de uma maneira única.
As ondas sonoras circulam o espaço do corpo em diferentes velocidades e proporções, reverberando tons diferentes em cada uma das áreas de influência sonora, obtidas a partir da badalada.
O conjunto das badaladas se sobrepõe também, criando sons mais complexos.
O sino tem cinco harmônicos principais. Assim, um bom sino tem equilíbrio entre os harmônicos: quanto mais equilibrados forem os intervalos, mais afinado é o sino.
Quando o badalo bate no sino, todos os harmônicos começam a soar em conjunto. Como os harmônicos têm comportamentos diferentes em função dos diferentes diâmetros no interior da campana, eles naõ param de ressoar, criando um conjunto de anéis sonoros que vibram numa frequência própria, de modo coordenado, gerando um timbre e um som.
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