Facebook Twitter
Home / Sobre

Sobre

A tecnologia digital pode atuar na valorização de bens culturais, fortalecer diálogos e a compreensão entre culturas. Como as novas gerações reagem, interagem ou criam novas formas de expressar seu patrimônio cultural

Em Minas Gerais, as cidades de São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes, são conhecidos mais de 40 toques de sinos, que identificam ritos litúrgicos, mortes, tipos de missas, partos, incêndios, horários sacros.

O Som dos Sinos – 9 cidades, 40 toques e outras histórias, é um projeto multiplataforma e pioneiro na utilização de novas mídias para a divulgação do patrimônio imaterial. Tendo como foco o Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiro, o projeto trabalha com a combinação entre memória e novas tecnologias, cartografia sonora, engajamento da sociedade civil e valorização dos indivíduos detentores dos saberes registrados como patrimônio.

Através de plataforma multimídia com navegação interativa, documentário de longa metragem, intervenção pública e aplicativo para dispositivos móveis, o Som dos Sinos estabelece canais de acesso ao imaginário ao mesmo tempo em que revela identidades culturais desta região do estado de Minas Gerais.

Open Open